Oficinas mecânicas e a necessidade de licença ambiental

Innova Química & Meio Ambiente possui equipe qualificada para assessorar o seu negócio neste processo

Será que para abrir uma oficina mecânica é necessário licenciamento ambiental? A resposta é sim! Como qualquer outra atividade, oficinas mecânicas geram impacto ambiental, por isso, é preciso ter consciência da necessidade de controlar e reduzir esses danos, buscando o descarte correto de cada item, a fim de evitar a contaminação da água e do solo e, consequentemente, multas e autuações.

Óleos lubrificantes, graxas e outros materiais químicos, muitas vezes mal armazenados ou com problemas de uso, embalagens abertas com resíduos, estopas, panos e trapos contaminados, são alguns dos produtos utilizados em oficinas mecânicas e que resultam em passivo ambiental.

Cabe ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) de cada estado indicar quais as atividades precisam ser licenciadas e quais podem ser isentas. No Rio Grande do Sul, é a Resolução Consema 372/2018 que dispõe sobre as atividades que necessitam licenciamento, incluindo, as oficinas mecânicas, em virtude de suas atividades oferecerem potencial poluidor.

A empresa que atua sem o licenciamento ambiental pode ser autuada, multada ou até mesmo interditada, dependendo se a atividade está controlada ou causando problemas ambientais.

A Innova Química & Meio Ambiente possui uma equipe qualificada para assessorar o seu negócio neste processo.